quinta-feira, 24 de julho de 2008

O Livro dos Elementos - Exercício de auto-conhecimento nº 2


O Livro dos Elementos é um livro pessoal básico e funciona com base de que os praticantes trabalham constantemente para eliminar quaisquer complexos condicionadores mundanos que possam inibir sua habilidade de concentração e controle

As qualidades dos elementos (terra, ar, fogo e água) são tão variáveis quanto as expressões da personalidade.

Alguns Exemplos de Expressões Pessoais


Demonstra-se qualidades de TERRA quando se é:

*Produtivo

*Meticuloso

*Calculista

*Sexual

*Determinado

*Teimoso

*Estético

*Carinhoso

*Birrento

*Valente

*Previsível
Qualidades de perseverança, administração, rigidez, estratégia e ortodoxia são demonstrações de uma personalidade dominada por Terra.

Demonstra-s qualidades de AR quando se é:

*Mutável
*Inspirado

*Lógico

*Intelectual

*Idissincrático

*Justo

*Imprevisível

*Desafiador

*Expansivo

*Explicito

*Técnico

*Científico
Qualidades de ritmo e harmonia, irritabilidade, rigidez e tendências para analisar, ser apanhado no passado, são todas demonstrações de uma personalidade dominada por AR.

Demonstra-se qualidades de FOGO quando se é:

*Espontâneo

*Otimista

*Lascivo

*Impetuoso

*Espalhafatoso

*Franco

*Demonstrativo

*Afogueado

*Rude
Qualidades de criatividade, auto-expressão por meio de palavras ditas e escritas, entusiasmo, agressão e frequentemente, impetuosidade são demonstrações de um indivíduo dominado pelo fogo.

Demonstra-se qualidades de ÁGUA quando se é:

*Artístico

*Enfático

*Passivo

*Sentimental

*Sensual

*Sonhador

*Indeciso

*Ambíguo

*Enigmático

*Romântico
Qualidades de intuição, inventividade, sensibilidade, nutrimento;autopiedade e consciência de vítima, devido à falta de limites pessoais, são demonstrações de uma personalidade dominada por água.

Para trabalhar com o Livro dos Elementos, primeiro vc precisa compar um caderno e dividí-lo em 4 partes iguais. Denomine a 1ª parte Terra, a 2ª Ar, a 3ª Fogo e a 4ª Água. Divida as paginas em duas colunas, uma intitulada Aceitável e a outra Inaceitável. Embaixo de cada coluna enumere suas próprias qualidades e hábitos relativos a esses cabeçalhos.

Este é um processo de auto-observação que muito frequentemente dura semanas ou meses, pois você pode não estar ciente de suas características sem o acompanhamento de experiências para desencadeá-las. Uma vez terminada a lista, verifique os atributos de Terra, Ar, Fogo e determine quantos julgamentos próprios considerados inaceitáveis são realmente de Água ou baseados em Emoção.

Depois decida quantos ou quais de seus aspectos inaceitáveis são de influência sociocultural (isto é, condicionados por sua criação ou educação), e ajuste sua opinião de acordo com seus próprios padrões, com base na ética determinante, e quais desses atributos podem ser eliminados ou transformados em alternativas mais agradáveis.

Considere duas coisas:

1- Bruxaria é um modo de vida para indivíduos, não para massas; não há razão em vir para Arte se vc é dependente, covarde ou tola, pois a magia é tanto prática quanto sacerdócio e não uma vestimenta que pode ser jogada fora quando as coisas ficam difíceis. A ênfase maior das técnicas acima é compreender sua própria natureza.

2- O objetivo é alcançar o ceu centro e suas motivações e encontrar as grandes questões que prejudicam a sua capacidade de reagir de verdadeira vontade, depois de primeiro ter eliminado os subterfúgios que envolvem essas questões.

Quando tiver completado seu Livro dos Elementos e o tiver percorrido muitas e muitas vezes para ver se pode acrescentar ou subtrair alguma coisa, sugiro que esqueça dele!!!

Enquanto vc se permitir ser concicionada a alimentar expectativas de outras pessoas, enquanto se permitir mergulhar em falta de controle e de respeito próprio, enquanto permitir que outros governem seus estados de bem-estar emocional e físico, vc será incapa de desenvolver verdadeiramente qualquer habilidae de natureza oculta ou psíquica, pois estará vivendo num estado constante de antecipação ou estresse, sob pressão de si mesma. Neste estado, vc está sempre procurando agradar os outros pela atenção que possam lhe dar, ou procurando domin´-los por medo do "Não".
(Texto Adaptado do livro: Bruxaria: Teoria e Prática - Ly de Angeles)

Nenhum comentário: