sábado, 19 de julho de 2008

Exercício de Auto-Análise (1)


1- Escolha um local silencioso onde vc não possa ser interrompido. Se vc estiver trabalhando sozinha, vai precisar de papel e lápis. Se estiver trabalhando em grupo, as outras pessoas tb precisarão de lápis e papel. Elas lhe farão as peguntas e anotarão as respostas.


2- Escreva no lado de uma folha: O QUE DESEJO. Embaixo, escreva os números de 1 a 20.


3- No alto do outro lado da folha, escreva: DE QUE PRECISO.


4- Preencha todas as 20 linhas do primeiro lado com as coisas que vc quer. SEJA HONESTA CONSIGO MESMA. Diga as palavras em voz alta enquanto escreve e liste 20 coisas (pode escrever mais de vinte, mas não menos)


5- Quando tiver completado o lado um, vire a página e escreva as 20 ou mais coisas que precisa. Escreva até ter esgotado suas respostas.


6- Agora compare as duas listas.


7- Pegue outra folha de papel e escreva no alto dela: POR QUÊ?


Pergunte a si mesma o porquê de querer as coisas que quer. Depois faça o mesmo, no outro lado da folha, com sua lista de necessidades.

Reflita, em todas as respostas, sobre o que realmente acontecerá se vc não conseguisse tudo que quer ou necessita e o que sentiria de verdade se conseguisse.


Avalie para si mesma a importância dessas coisas para seu bem-estar. Se elas não são assim tão necessárias, LIMPE-AS DE SUA MENTE porque são excesso de bagagem; mas se desde o começo você preencheu as 20 linhas , então o excesso já estava lá e sua auto-estima foi coerente com o fato.


Publicidade, conceitos sobre o que é considerado bem-sucedido e conceitos sobre o que é considerado aceitável são todos meios de manipular a individualidade de uma pessoa em direção a modelos conformistas. Tudo bem se você faz o que faz porque quer, e às vezes é uma questão de necessidade colocar uma máscara, mas é honeto SABER quem você é dentro da coisa toda e apenas usar a máscara quando é preciso - nunca esquecendo de que é uma máscara!

Um comentário:

Unknown disse...

gostei muito do seu blog. bjs