sábado, 30 de agosto de 2008

Encontro Social Pagão® ESP®BR


Os ESP® são eventos que promovem a UNIÃO e CONFRATERNIZAÇÃO do povo pagão. Acontecem em várias cidades do Brasil e Europa.São realizadas palestras, rodas de discussão e muita conversa informal. Todas as atividades do evento são GRATUITAS!!!


ENCONTRO SOCIAL PAGÃO®BR 2008 Acontecerá como sempre no Templo de Apollo, na Quinta da Boa Vista, RJ nos dias 20 e 21 de Setembro.


20 de Setembro - Sábado


11h - Aglaia Gaho – Rio de Janeiro - RJ - A Aromoterapia na Magia
AGLAIA GAHO- Rio de Janeiro – RJ -Terapeuta Holística, atuando com cristais, cromoterapia, radiestesia e radiônica, aromaterapia e aconselhamento com baralho cigano. Pós graduada em Educação Ambiental e graduada em licenciatura em Geografia pela UERJ. Sacerdotisa e Élder da Tradição Trívia


Veja a programação completa do Esp no site: http://www.encontrosocialpagao.blogger.com.br/

domingo, 24 de agosto de 2008

Feitiços para Lua Minguante - Livrando-se de Boatos Negativos e Fofocas

Esta Lua Minguante entrou no signo de Gêmeos.
A Lua minguante é importantíssima, pois nos indica aquilo de que precisamos nos desfazer. Muitas vezes estamos tão acostumadas com determinadas situações, que não percebemos o quanto estão nos prejudicando.
Gêmeos é um signo ligado a fala e pode se dizer que são exímios na arte da tagarelice. E já que estamos na minguante, vamos aproveitar essa energia para nos livrarmos de boatos Negativos e neutralizarmos as fofocas.
Livrando-se de Boatos Negativos (D. J. Conway)
Os Romanos celebravam Tácita, a deusa silenciosa que protegia contra boatos negativos. Uma vez que boatos maliciosos e negativos podem destruir carreiras, casamentos e vidas, podemos pedir a Tácita que nos proteja de tais males e que não permita que causemos tais males aos outros.
São necessárias 3 velas (preta, magenta e verde)
Incenso de sucesso, ou glicínia ou heliotrópio
óleo de patchuli, menta e rosas
Se estiver lidando com uma pessoa específica que causa boatos, escreva seu nome na vela preta com o athame. Se não houver uma pessoa em especial, escreva "todos os boatos". Unte a vela preta da base ao pavio com óleo de patchuli. Enquanto unta, concentre-se na remoção de todos os boatos negativos de sua vida. Não especifique como isso deve ocorrer, apenas deposite sua confiança na Deusa e no Deus, que encontrarão a solução correta. Coloque a vela preta no centro do seu altar.
Unte as velas magenta e verde com óleo de menta ou rosas do pavio a base. Se preferir, pode utilizar óleo de rosas na vela magenta e de menta na vela verde. Enquanto estiver untando, concentre-se nas energias positivas que chegam à sua vida. Coloque as velas no seu altar, a magenta à esquerda da vela preta e a verde à direita.
Nunca peça a remoção de algo em sua vida sem pedir sua substituição por algo positivo. A Natureza não tolera vazio e irá preenchê-lo. É portanto, melhor preencher esse vazio com coisa positivas do que deixar que as negativas retornem, normalmente mais fortes do que antes.
Passe alguns momentos inspirando luz clara e expelindo escuridão a cada expiração. Erga as palmas de suas mãos em direção às velas e diga:

Boatos não me atingem ou comprometem.
Palavras malignas não se aproximam de mim.
Eu sou luz. Eu sou verdade. Eu sou amor.
Repita essas palavras três, cinco, sete ou nove vezes. Sinta seu significado positivo penetrando seu subconsciente. Saiba que você está construindo um escudo de proteção ao seu redor, escudo esse construído com energia positiva tão forte que as negativas não conseguem atravessar. Deixe que as velas acabem de queimar. Livre-se da cera que restar.
Texto retirado do Livro Mágico da Lua - Magias, Encantamentos e Dias Mágicos - D. J. Conway

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Magia Natural - cap 2: Pronunciando Magia (parte II)

Continuação do Post anterior...






O texto foi scaneado do livro: Magia Natural - Rituais e encantamentos da Tradição Mágica - Scott Cunningham...

Magia Natural - cap 2: Pronunciando Magia (parte I)

Como criar uma magia? Quando fazer uma magia? Moralidade Mágica? Magia para si X Magia para os outros, Adivinhação , Mão de poder? - Quer saber as respostas??? Leia o texto!!!






terça-feira, 19 de agosto de 2008

Magia Natural


Hoje eu resolvi scanear o cap 1 dos princípios básicos da Magia Natural. (Para ler os textos é só clicar na página (imagem do texto) que ela abrirá em tamanho maior para q vc consiga ler) . Boa Leitura!!!







O texto foi scaneado do livro: Magia Natural - Rituais e encantamentos da Tradição Mágica - Scott Cunningham...
Posteriormente irei postar o cap 2 - Pronunciando magia, cap 3 - Técnicas , cap 4 - Os elementos da Magia.
As forças da Natureza - manifestadas na Terra, Ar, Fogo e Água - são anteriores ao nosso surgimento neste planeta. Essas forças podem ser consideradas como sendo nossos ancestrais espirituais, os quais pavimentaram o caminho para nosso surgimento a partir dos pré-históricos mares da criação.
A magia é a arte de trabalhar com as forças da Natureza para que possibilitem as mudanças necessárias. Isto é Magia, pura e simples.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A Lei

A Lei

  • Somos de tempos remotos, entre aqueles que caminham com a Deusa e o Deus e recebem o seu amor.
  • Tenha os Sabás e Esbás como o melhor de suas habilidades; fazer o contrário é diminuir as suas conexões com a Deusa e o Deus.
  • Não prejudique ninguém. Esta, a mais antiga das leis, não está aberta a interpretações ou mudanças.
  • NÃO DERRAME SANGUE nos rituais; a Deusa e o Deus não necessitam de sangue para serem devidamente venerados.
  • Aqueles que pertencem ao nosso caminho são gentis a todas as criaturas, pensamentos prejudiciais são bastante exaustivos e NÃO VALEM a perda de energia. A desgraça é autocriada, então, também a alegria o é; dessa forma, crie alegria e despreze a desgraça e a infelicidade. E isso está dentro do seu poder. Então, não prejudique nada ou ninguém.
  • Ensine somente o que você sabe, o melhor da sua habilidade e conhecimentos, para aqueles estudantes que decidiu escolher, mas não ensine àqueles que usariam as suas intruções para obter a destruição ou controle.
  • Sempre se lembre de que se estiver fora do nosso caminho, manterá a lei perto do coração.

A Natureza do nosso Caminho

  • Tão frequente quanto possível, realize os rituais em florestas, na beira da praia, no topo de montanhas ou perto de lagos tranquilos. Se isto for impossível, um jardim ou algum quarto será suficiente, se for preparada e purificada.
  • Procure pela sabedoria nos livros, manuscritos e poemas se desejar, mas também procure fora, nas pedras simples e nas frágeis ervas e nos gritos dos pássaros selvagens. Ouça os sussuros dos ventos e o barulho da água se você quiser descobrir a magia, por isso os velho segredos são preservados.
  • Os livros contêm palavras; as árvores contêm energias e a sabedoria que os livros nunca sonharam.
  • Sempre se lembre de que os Antigos Caminhos são constantemente revelados por si mesmos. Entretanto, seja como o Salgueiro que sempre enverga e balança com o vento. Que se mantém inalterável e que sobriverá ao seu espírito, mas o qual se expande e cresce e continuará a brilhar por séculos.
  • Não zombe dos rituais e encantamentos dos outros, para quem você possa dizer que os seus são maiores em poder ou sabedoria.
  • Assegure-se que as suas ações são honradas, tudo o que você fizer retornará a você três vezes, seja bom ou ruim.
  • Tenha cuidado com aqueles que querem dominá-lo, controlá-lo e manipular os seus trabalhos e reverências. A verdadeira reverência à Deusa e ao Deus vem de dentro. Olhe com desconfiança para aqueles que te enrolam para que venere para a sua própria glória e ganho próprios, mas acolha as sacerdotisas e os sacertotes que estejam cobertos de amor.
  • Honre a todas as coisas vivas, poque somos o pássaro, o peixe, a abelha. Não destrua a vida, poupe-a para preservar a sua
  • E essa é a natureza do nosso caminho.

A Lei do Poder

  • O Poder não será usado para trazer o mal, para ferir ou controlar as pessoas. Mas se a necessidade surgir, o Poder será usado para proteger sua vida ou a vida de outras pessoas.
  • O Poder somente é usado conforme a necessidade se impor.
  • O Poder pode ser usado para o seu próprio ganho, contando que você não prejudique ninguém.
  • Não use o Poder para a sua própria satisfação, em prol da desvalorização dos mistérios antigos e da magia.
  • Sempre se lembre de que o Poder é um Dom sagrado da Deusa e do Deus, e nunca deveria ser mal empregado ou abusado.
  • E esta é a Lei do Poder.

(texto retirado do livro: Vivendo a Wicca - Guia avançado para o praticante solitário - Scott Cunningham)

sábado, 16 de agosto de 2008

Lua Cheia em Aquário, 18 h 16 min


Lua Cheia de Leão
Dia 16 de agosto 2008


A Lua Cheia de luz do Sol em Leão transita pelo signo de Aquário, e feito cálice, verte do céu a água que tem o sabor da experiência – a Água da Sabedoria.


A Lua em Aquário recebe a luz do Sol em Leão e nos conecta com a força primordial da vida que vem do coração, a força do amor, para ser compartilhada.

Bom momento para pedidos e feitiços que tragam Harmonia nos relacionamentos. Valorização das amizades, do amor, da família. Harmonia na relação entre pais e filhos, com diálogo e transparência.



O texto abaixo é do Livro de Mirella Faur : O Anuário da Grande Mãe - Gaia.


Plenilúnio em Aquário - Sol em Leão

Conceito da Polaridade Astrológica


Aquário e um signo de ar, regido por Urano, representando o potencial criador, inventivo, renovador e transformador. Tendo características humanitárias, favorece as preocupações sociais e os objetivos comunitários em oposição ao signo de Leão, regido pelo Sol e centrado na expressão da individualidade e dos interesses pessoais. Essa combinação favorece a expansão do individuo na direção grupo, 0 confronto entre comodismo e a ousadia, a inércia e o impulso de libertação. São necessárias avaliações e reestruturações antes de romper com o passado e realizar os ideais de independência e liberdade. Iluminando e fortalecendo o Eu favorece-se a interação com o grupo e a participação em projetos comunitários e humanitários.


Rituais

Recomendam-se irradiações de luz em beneficio dos projetos comunitários, apos os rituais de cura pessoal,com energizacão, fortalecimento da vontade e do poder pessoal e Avaliam-se as amarras e os obstáculos que impedem a expressão e a realização pessoal, bem como a interação e a cooperação com o grupo ou a comunidade.


Mentalização

Medite a respeito de alguma contribuição que possa fazer para o mundo, visualizando-se conectado as pessoas que possam proporcionar ou participar desse projeto.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Dia de Celebrar Hécate


"13 de Agosto na Grécia, era dia da celebração da deusa Tricéfala Hécate. Deusa da lua minguante, guardiã das encruzilhadas, senhora dos mortos e rainha da noite, Hécate era homenageada com procissões, em que se carregavam tochas e com oferendas, as chamadas "ceias de Hécate". Como uma deusa "escura", Hécate tinha o poder de afastar os espíritos maléficos, encaminhas as almas e usar sua magia para a regeneração. Invocava-se sua ajuda neste dia para afastar as tempestades que poderiam prejudicar as colheitas.

Reverencie essa poderosa deusa pedindo-lhe que a ajude a transmutar as sombras do passado, facilitar suas escolhas no presente e iluminar seu caminho no futuro. Acenda uma vela preta para a transmutação, uma branca para clarear as dúvidas e uma amarela para iluminar sua caminhada. Ofereça à deusa alguns bolinhos de milho, um ovo cru (de preferência galado) e uma cabeça de alho; deposite a oferenda em uma encruzilhada de três caminhos ou embaixo de uma árvore com grandes galhos. Agradeça à Deusa pela ajuda recebida e peça-lhe para afastar as sombras com a luz de sua tocha, removendo os empecilhos e transformando os resíduos do passado em novos estímulos. Use essa meditação ritualística quando estiver em uma encruzilhada em sua vida e não souber por qual caminho se decidir." ( Texto retirado do livro: O Anuário da Grande Mãe - Guia prático de rituais para celebrar a Deusa, da escritora Mirella Faur)

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Orando - Uma atitude Devocional


Na Arte, o ritual é uma estrutura na qual a oração e a magia acontecem. Mas orar não é apenas um ato ritualístico. Podemos orar a qualquer hora, e utilizar nossas conexões com a Deusa e o Deus, para assistência e auxílio.

A oração é o processo de sintonizar-se e comunicar-se com a Deusa e o Deus.

As Atitudes Devocionais

Muitas pessoas, de todas as crenças oram somente em época de grandes necessidades, estresse terrível ou crise espiritual. Isto é parte da natureza humana: quando tudo mais falha, apela-se para as forças superiores. Orações em tais períodos são certamente apropriadas, no entanto devemos adotar atitudes devocionais e orações constantes para estabelecer elos e uma boa conexão com as deidades.

Orações urgentes e impetuosas ("Deusa, ajude-me!") ou orações exigentes ("Você tem de me ajudar nesta dificuldade! Já!") provavelmente não lhe prestará nenhum apoio espiritual, e provavelmente não irá além de seus lábios ou pensamentos. Não espere para orar somente em ocasiões, quando a necessidade lhe força a pedir assistência. A oração verdadeira, feita diariamente, estabelece uma linha regular de comunicação.

A oração deve ser sempre respeitosa. Os Bruxos não pechincham com a Deusa e o Deus. Não dizemos: "ok, Deusa. Dê-me aquele carro novo e eu acenderei uma vela para você durante três luas cheias." ISSO NÃO É WICCANIANO. A oração não consiste em fazer tratos.

Nós também nunca fazemos ameaças ou damos ordens junto à Deusa e ao Deus. Poucas pessoas apreciam ser comandadas; nenhuma Deusa ou Deus aprecia também.

A Natureza da Oração

Como Bruxos, devemos estar conscientes das energias não-físicas contidas em nossos corpos. Fixar as nossas mentes em uma necessidade, contatar a Deusa e o Deus; e falar a Eles provoca e direciona energia. Isto é um ato de magia.

A oração é muito mais que a simples recitação de fatos e mais do que uma forma de comunicação. É um fluxo de energia pessoal de um humano para uma divindade.

Os Tipos de Orações

Existem muitos tipos de orações: orações de agradecimento, de celebração, de necessidade, etc. As situações obviamente estruturam a natureza da maioria das orações. No entanto, orar somente em momentos de necessidade é usar o menor potencial das orações.

As seguintes orações são somente alguns exemplos:


Oração de Agradecimento

Deusa e Deus
Eu agradeço por _____ ( ou, por minhas graças).


Nas orações de agradecimento, é melhor detalhar suas razões específicas pela gratidão. Isso fortalece o fato de que a Deusa e o Deus recentemente lhe auxiliaram e você também fortalece a eficácia de sua oração.


Oração de Necessidade

Deusa e Deus
Iluminados de infinita sabedoria:
Ensine-me a compreender ( meu filho/ amigo/ pais/chefe/ esta situação... etc)
Empreste-me força espiritual para superar a minha ira e a minha dor;
Sacie minhas paixões (emoções) com amor.


Certamente existem muitos tipos de necessidade. As Orações de Necessidade também devem estar envolvidas com a cura, compaixão, amor, proteção e muitos aspectos da vida diária humana.

Tenha em mente que, para serem eficazes, todas as orações de necessidade devem ser expressada com uma atitude devocional. A oração é um aspecto particular e pessoal de nossa religião. Todos temos os nossos próprios métodos de contatar os Deuses.

O uso da oração pode ser uma ferramenta positiva de auxílio na vida diária. Ore frequentemente, essa é uma parte essencial da Arte.

Orações Diárias

Nossa religião reverencia à Deusa e ao Deus. De tal forma, é vital que estabeleçamos e mantenhamos nossos relacionamentos com Eles. A vida diária apresenta muitas oportunidades de fortalecer esse laço. Orações curtas, quando levantamos pela manhã, antes das refeições, antes de dormir e em outros momentos do dia são muito apropriadas.

A seguir alguns exemplos:

Oração para antes das refeições

Deusa e Deus
Eu agora compartilho com a fertilidade da Terra.
Abençõe este alimento com seu amor.


Antes de comer, diga estas palavras ou similares (se necessário, sussurre ou meramente pense nelas).

Oração Matinal

Deusa e Deus
Empreste-me saúde, força e amor
Durante este dia que se aproxima.
Auxilie-me com as mudanças adiante.
Compartilhe a sua sabedoria divina.
Ensine-me a respeitar todas as coisas.
Lembre-me que o maior poder de todos é o amor.
Abençoado seja.


Oração para antes de dormir

Deusa e Deus
Eu agora adentro ao reino dos sonhos.
Teça agora, se você desejar, uma teia de luz protetora ao meu redor.
Zele por ambos, meu modo de dormir e meu espírito.
Vigie-me
Até que o sol mais uma vez governe a Terra.
Deusa e Deus,
Esteja comigo no decorrer da noite


(texto adaptado do livro: Vivendo a Wicca - Guia avançado para o praticante solitário. Scott Cunningham. Editora Gaia)

Além dessas orações diárias, também podemos fazer uso de rosários dos elementos (Pentáculos), Rosário das Deusas... Em um próximo post estarei comentando sobre eles...

Feliz encontro, feliz partida, para um feliz reencontro.

sábado, 2 de agosto de 2008

Fotos do ritual de Imbolc 2008

Eu tinha me preparado para celebrar em grupo, só que infelizmente não pude ir...
Confesso que fiquei muito triste, mas nem por isso deixei de celebrar (mesmo que "solitariamente"). Mas a verdade é que nunca se está só dentro de um Círculo Mágico.
Abençoados sejam os Deuses, os elementos e todas as energias que compartilharam comigo essa data especial.
Imbolc é um festival do fogo, mas nele a luz é mais importante do que o calor. Por quê? Porque a luz é necessária à iluminação do caminho da primavera que vem renovar a Terra com sua vegetação.

A palavra Imbolc significa “no leite”, pois nesse período as ovelhas, vacas e cabras entravam em seu período de lactação e começavam a produzir leite. Isso era um indício claro da chegada da Primavera.






Imbolc marca as boas-vindas à Primavera, época em que a vida começa a acordar do sono firo do Inverno. Neste dia sagrado celebramos a fertilidade de todas as coisas.
Imbolc é o momento ideal de banirmos todos os remorsos e culpas (sentimentos associados ao Inverno) e planejarmos o futuro para o próximo ano. Esse é um dos Sabbats mais poderosos, pois traz uma mudança pessoal profunda e transformadora. É tempo de limpar, lavar e purificar e se preparar para o crescimento e a renovação.

Este Sabbath originou-se na antiga Irlanda, nas comemorações da Deusa Brighid, Brigid ou Brigith, homenageada como a "Noiva do Sol". Apesar de estarem no auge do inverno, este festival era dedicado ao aumento da luz e ao despertar das sementes enterradas na terra congelada.

A Igreja Católica aproveitou o antigo significado pagão e transformou esta data na festa da Candelária, a Purificação de Maria. A própria Deusa Brighid foi cristianizada como Santa Brígida e seu santuário foi transformado em um mosteiro de monjas.

Brigidh ou Bride (pronuncia-se Bríd), era uma Deusa Tríplice, regente da Inspiração (arte, criatividade, poesia e profecia), da cura (ervas, medicina, cura espiritual e fertilidade) e da Metalurgia (ferreiros, ourives e artesãos). Por ser uma Deusa do Fogo, era homenageada com fogueiras, rodas solares, coroas de velas e rituais que despertavam ou ativavam o Fogo Criador. As lendas celtas descrevem-na como a Deusa em sua apresentação de Donzela tocando, com seu Bastão Mágico, a terra congelada pelo Cajado da Anciã, despertando-a para a vida e aumentando a luz do dia.