segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Orando - Uma atitude Devocional


Na Arte, o ritual é uma estrutura na qual a oração e a magia acontecem. Mas orar não é apenas um ato ritualístico. Podemos orar a qualquer hora, e utilizar nossas conexões com a Deusa e o Deus, para assistência e auxílio.

A oração é o processo de sintonizar-se e comunicar-se com a Deusa e o Deus.

As Atitudes Devocionais

Muitas pessoas, de todas as crenças oram somente em época de grandes necessidades, estresse terrível ou crise espiritual. Isto é parte da natureza humana: quando tudo mais falha, apela-se para as forças superiores. Orações em tais períodos são certamente apropriadas, no entanto devemos adotar atitudes devocionais e orações constantes para estabelecer elos e uma boa conexão com as deidades.

Orações urgentes e impetuosas ("Deusa, ajude-me!") ou orações exigentes ("Você tem de me ajudar nesta dificuldade! Já!") provavelmente não lhe prestará nenhum apoio espiritual, e provavelmente não irá além de seus lábios ou pensamentos. Não espere para orar somente em ocasiões, quando a necessidade lhe força a pedir assistência. A oração verdadeira, feita diariamente, estabelece uma linha regular de comunicação.

A oração deve ser sempre respeitosa. Os Bruxos não pechincham com a Deusa e o Deus. Não dizemos: "ok, Deusa. Dê-me aquele carro novo e eu acenderei uma vela para você durante três luas cheias." ISSO NÃO É WICCANIANO. A oração não consiste em fazer tratos.

Nós também nunca fazemos ameaças ou damos ordens junto à Deusa e ao Deus. Poucas pessoas apreciam ser comandadas; nenhuma Deusa ou Deus aprecia também.

A Natureza da Oração

Como Bruxos, devemos estar conscientes das energias não-físicas contidas em nossos corpos. Fixar as nossas mentes em uma necessidade, contatar a Deusa e o Deus; e falar a Eles provoca e direciona energia. Isto é um ato de magia.

A oração é muito mais que a simples recitação de fatos e mais do que uma forma de comunicação. É um fluxo de energia pessoal de um humano para uma divindade.

Os Tipos de Orações

Existem muitos tipos de orações: orações de agradecimento, de celebração, de necessidade, etc. As situações obviamente estruturam a natureza da maioria das orações. No entanto, orar somente em momentos de necessidade é usar o menor potencial das orações.

As seguintes orações são somente alguns exemplos:


Oração de Agradecimento

Deusa e Deus
Eu agradeço por _____ ( ou, por minhas graças).


Nas orações de agradecimento, é melhor detalhar suas razões específicas pela gratidão. Isso fortalece o fato de que a Deusa e o Deus recentemente lhe auxiliaram e você também fortalece a eficácia de sua oração.


Oração de Necessidade

Deusa e Deus
Iluminados de infinita sabedoria:
Ensine-me a compreender ( meu filho/ amigo/ pais/chefe/ esta situação... etc)
Empreste-me força espiritual para superar a minha ira e a minha dor;
Sacie minhas paixões (emoções) com amor.


Certamente existem muitos tipos de necessidade. As Orações de Necessidade também devem estar envolvidas com a cura, compaixão, amor, proteção e muitos aspectos da vida diária humana.

Tenha em mente que, para serem eficazes, todas as orações de necessidade devem ser expressada com uma atitude devocional. A oração é um aspecto particular e pessoal de nossa religião. Todos temos os nossos próprios métodos de contatar os Deuses.

O uso da oração pode ser uma ferramenta positiva de auxílio na vida diária. Ore frequentemente, essa é uma parte essencial da Arte.

Orações Diárias

Nossa religião reverencia à Deusa e ao Deus. De tal forma, é vital que estabeleçamos e mantenhamos nossos relacionamentos com Eles. A vida diária apresenta muitas oportunidades de fortalecer esse laço. Orações curtas, quando levantamos pela manhã, antes das refeições, antes de dormir e em outros momentos do dia são muito apropriadas.

A seguir alguns exemplos:

Oração para antes das refeições

Deusa e Deus
Eu agora compartilho com a fertilidade da Terra.
Abençõe este alimento com seu amor.


Antes de comer, diga estas palavras ou similares (se necessário, sussurre ou meramente pense nelas).

Oração Matinal

Deusa e Deus
Empreste-me saúde, força e amor
Durante este dia que se aproxima.
Auxilie-me com as mudanças adiante.
Compartilhe a sua sabedoria divina.
Ensine-me a respeitar todas as coisas.
Lembre-me que o maior poder de todos é o amor.
Abençoado seja.


Oração para antes de dormir

Deusa e Deus
Eu agora adentro ao reino dos sonhos.
Teça agora, se você desejar, uma teia de luz protetora ao meu redor.
Zele por ambos, meu modo de dormir e meu espírito.
Vigie-me
Até que o sol mais uma vez governe a Terra.
Deusa e Deus,
Esteja comigo no decorrer da noite


(texto adaptado do livro: Vivendo a Wicca - Guia avançado para o praticante solitário. Scott Cunningham. Editora Gaia)

Além dessas orações diárias, também podemos fazer uso de rosários dos elementos (Pentáculos), Rosário das Deusas... Em um próximo post estarei comentando sobre eles...

Feliz encontro, feliz partida, para um feliz reencontro.

2 comentários:

Aeryus O Druida disse...

Olá tudo bem?
Gostei muito do seu blog, muito mesmo.

Ótimas informações para aqueles que estão começando agora na Bruxaria e também para aqueles que esqueceram coisas tão necessárias.
Aeryus Cernowain

graci_morgana disse...

Nossa, adorei o seu blog...Muito criativo...Com certeza vou parar depois e ler tudo...tim tim por tim tim...hehehe....Bjokas e muitas Bençãos!